A exploração da madeira marcou uma parte importante da história da Região Autónoma.
Desde os primeiros tempos do povoamento da ilha, a madeira e a lenha foram dos recursos mais utilizados. Eram destinadas à exportação, alimentavam os engenhos e serviam para a construção de habitações. A madeira era também muito valorizada na construção naval.
Foi neste contexto que surgiu a profissão de serrador de lenha.
Para serrar os troncos, estes eram colocados sobre um alto cavalete. Um dos serradores posicionava-se sobre o tronco, enquanto o outro permanecia no chão. Com movimentos repetitivos e exigentes, ambos utilizavam um grande serrote para cortar a madeira.
Tratava-se de uma profissão extremamente dura, que exigia grande esforço físico e muita força, além de envolver um elevado risco de acidentes. O trabalho era realizado ao ar livre, muitas vezes sob um sol intenso, tornando as condições ainda mais difíceis.















