Grupo de Folclore do Caniçal

Grupo de Folclore do Caniçal

O Grupo de Folclore da Casa do Povo do Caniçal foi fundado a 19 de janeiro de 1991. A sua primeira apresentação pública teve lugar nas Festas de São Sebastião, padroeiro da freguesia.

Atualmente, o grupo é constituído por cerca de 40 elementos, que interpretam e preservam a música tradicional recorrendo a instrumentos de corda, como os rajões e as braguinhas, bem como ao brinquinho, castanholas, acordeão e diversos instrumentos de percussão, entre os quais o bombo, os ferrinhos e o pandeiro.

Sediado numa vila de forte tradição piscatória, o grupo apresenta trajes inspirados no quotidiano ligado ao mar. O traje masculino é composto por carapuça, camisa e calças brancas, complementadas por botas chãs de cano alto. O traje feminino inclui mantilha branca na cabeça, blusa de linho branco, saia castanha e botas de cano curto.

Ao longo do seu percurso, o Grupo de Folclore da Casa do Povo do Caniçal tem participado em diversos festivais de folclore, de norte a sul de Portugal, incluindo os Açores. Além das atuações em território nacional, representou a cultura madeirense em países como Espanha e o Reino Unido.

Marcado: