Debulha do trigo

Debulha do trigo

O trigo é uma cultura que terá sido iniciada na região por altura da fixação dos portugueses no arquipélago, ou seja, aquando do povoamento da Ilha.

É semeado no início de cada ano. Janeiro ou fevereiro consoante as condições do tempo.

Outrora o trigo era ceifado à mão, quase espiga por espiga, para não se misturar com outras ervas que abundavam nos terrenos.

Já a debulha coincide com a chegada do verão com os terrenos “pintados” de dourado, devido ao amadurecimento das searas.

Se em outros tempos o trigo era uma das grandes produções da Madeira atualmente o cultivo de cereais está limitado a apenas algumas freguesias.

Atualmente a ceifa e debulha são feitas de forma mecanizada.

Os grãos são levados ao moinho obtendo-se a farinha e o rolão. O farelo é utilizado na alimentação dos animais.

Antigamente o trabalho era demasiado moroso e cansativo. Entoavam-se algumas canções para aliviar um pouco a carga do trabalho.

A debulha juntava vizinhos, amigos e familiares acabando por ser também um momento de convívio.

Marcado: