Jogo do Balamento

Jogo do Balamento

É uma das tradições que tende a desaparecer ou a cair no esquecimento. Durante o período da Páscoa, era comum crianças e adultos participarem no jogo do balamento.

Uma vez por dia, os jogadores tinham de “apanhar” o adversário desprevenido e dizer a palavra “balamento”. O primeiro a conseguir fazê-lo marcava ponto. O jogo terminava na Sexta-feira Santa, e quem perdesse oferecia o prémio previamente combinado.

Antigamente, esse prémio consistia muitas vezes num pacote de amêndoas, torrões ou figos passados. Segundo alguns relatos, havia até quem se mascarasse ou se escondesse para evitar ser facilmente “descoberto” pelo adversário.

Trata-se de uma das muitas tradições associadas à Quaresma que algumas instituições, como Casas do Povo e Juntas de Freguesia, ainda procuram preservar, com o objetivo de transmitir estes costumes de geração em geração.

Marcado: