O ano de 2021 continuou fortemente marcado pela pandemia de Covid-19, num contexto em que as restrições sanitárias e sociais se mantinham em vigor em diversas regiões. Neste cenário, as emissões online ganharam ainda mais relevância, assumindo um papel fundamental na continuidade da programação radiofónica e no contacto com os ouvintes.
Através destas transmissões digitais, foi possível manter os portugueses ligados entre si, bem como à sua cultura e às suas comunidades, ultrapassando as limitações impostas pela distância física. A rádio reforçou, assim, a sua função de proximidade, apoio e companhia num período particularmente exigente para a sociedade.
Cartão de Sócio
A Rádio Cantinho da Madeira lançou o Cartão de Sócio, uma iniciativa que visa reforçar a ligação com os seus ouvintes e consolidar o sentimento de pertença à comunidade da estação.
Este projeto surge como uma forma de estreitar laços entre a rádio e o seu público, promovendo uma maior interação e participação dos ouvintes nas diversas atividades e iniciativas desenvolvidas. O Cartão de Sócio representa, assim, um símbolo de proximidade e identificação com a RCM, valorizando o apoio contínuo da sua audiência ao longo do tempo.
Novas Rubricas
A Rádio Cantinho da Madeira avançou com a criação de várias rubricas temáticas com o objetivo de combater a iliteracia em diferentes áreas do conhecimento.
Entre estas iniciativas, destaca-se uma rubrica dedicada à área da saúde, que visa sensibilizar, informar e esclarecer os ouvintes sobre temas essenciais relacionados com o bem-estar, a prevenção de doenças e a adoção de hábitos de vida saudáveis.

Através de uma linguagem acessível e próxima do público, esta rubrica pretende contribuir para o aumento da literacia em saúde, promovendo uma maior consciência individual e coletiva, e reforçando o papel da rádio como veículo de informação útil e de serviço público.
Dicas do Ambiente

Hélder Spínola é biólogo, doutorado em Biologia Molecular e investigador da Universidade da Madeira. Especialista em educação ambiental e sustentabilidade, dedica-se à promoção da literacia ambiental e à valorização do património natural. É o convidado da rubrica “Dicas do Ambiente”, onde partilha sugestões práticas para um futuro mais sustentável.















