A história do Cantinho da Madeira remonta a uma época em que ainda não existiam redes sociais.
A internet dava então os primeiros passos, marcada por limitações no acesso, na velocidade e na qualidade de ligação.
Nesse contexto, tornava-se essencial criar uma forma de aproximar a Madeira das comunidades espalhadas pelo mundo. As notícias e imagens da ilha demoravam a chegar aos emigrantes, muitas vezes de forma tardia e limitada.
Foi assim que surgiu o projeto Cantinho da Madeira, em 2006.
A RÁDIO
A rádio funcionava inicialmente em formato playlist, com apenas algumas dezenas de músicas exclusivamente madeirenses. Não havia emissões em direto.
O projeto era conhecido como “Madeira Rádio”.

O servidor da rádio, recém-criada, estava alojado no Brasil. O fuso horário e as falhas técnicas do servidor eram, por vezes, um desafio adicional, dificultando a resolução rápida de problemas.
AS PRIMEIRAS IMAGENS
No pequeno site começaram também a surgir as primeiras fotografias e curiosidades sobre a Madeira e o Porto Santo.
No Natal de 2006, o Cantinho da Madeira deu a conhecer ao mundo o colorido das ruas e algumas das tradições típicas da quadra festiva.

O retorno começou a chegar, ainda de forma lenta, mas marcando o início de uma ligação crescente com as comunidades madeirenses espalhadas pelo mundo.















