Memórias do Cantinho da Madeira 2010

Festa Rádio Cantinho da Madeira, 2010

Em agosto de 2008, a Rádio Cantinho da Madeira viveu um momento histórico com a realização da sua primeira grande festa oficial. O encontro aconteceu no concelho de Santana e reuniu cerca de uma centena de pessoas, entre ouvintes, amigos da rádio, colaboradores e vários artistas da Região Autónoma da Madeira.

Foi um dia marcado pela alegria, pelo convívio e pelo forte espírito de união que sempre caracterizou a Rádio Cantinho da Madeira. A iniciativa permitiu aproximar ainda mais a rádio dos seus ouvintes, reforçando os laços criados através das emissões diárias. Música, animação e muita emoção fizeram desta festa um acontecimento inesquecível para todos os presentes.

A primeira festa da RCM representou também o crescimento de um projeto que começava a conquistar cada vez mais ouvintes na Madeira e nas comunidades madeirenses espalhadas pelo mundo.

Reforço na Programação

Com o crescimento da Rádio Cantinho da Madeira, a programação passou a contar com novas vozes e novos programas, enriquecendo ainda mais a oferta da estação.

Tony Santos
Tony Santos
Programa “Noite do Romantismo”
João Custódio
João Custódio

A rádio passou também a contar com emissões internacionais. A partir do Canadá, João Custódio apresentava o programa “Canções do Meu Povo”, levando aos emigrantes portugueses momentos de saudade, tradição e ligação às raízes madeirenses.

Programa “Canções do Meu Povo”
José Manuel Henriques

Da Venezuela, José Manuel Henriques passou igualmente a colaborar semanalmente com a estação, aproximando ainda mais as comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo.

Programa “Recordando Portugal”
Lino Dionísio
Lino Dionísio

A presença internacional da rádio reforçou-se também com emissões regulares a partir da Suíça, através do programa conduzido por Lino Dionísio, fortalecendo a ligação entre a Madeira e os emigrantes portugueses na Europa.

Programa “Encontro Português”
Nita Sousa

Do Funchal para o mundo, Énia Correia conquistava os ouvintes com o programa “Pérola no Coração”, um espaço repleto de sensibilidade, música e carinho dedicado aos madeirenses espalhados pelos quatro cantos do mundo.

Programa “Pérola no Coração”

20 de Fevereiro de 2010

O dia 20 de fevereiro de 2010 ficou marcado para sempre na memória dos madeirenses e também na história da Rádio Cantinho da Madeira.

Temporal 20 de Fevereiro de 2010
Temporal 20 de Fevereiro de 2010

O violento temporal que atingiu a Madeira provocou perdas humanas, destruição e momentos de enorme sofrimento. Perante a tragédia, a rádio assumiu um importante papel de proximidade e solidariedade, acompanhando de perto os acontecimentos e dando voz à população.

Ao longo das emissões, foram recolhidos testemunhos emocionantes de populares afetados pela catástrofe, num registo que permanece como memória viva de um dos momentos mais difíceis da história recente da Região.

Memórias 20 de Fevereiro de 2010

Numa demonstração de união e solidariedade, a Rádio Cantinho da Madeira associou-se também a um projeto solidário destinado à angariação de fundos para apoiar as famílias desalojadas pelo temporal.

Atuação FNAC 2010

Dessa iniciativa nasceu o CD “Sunshine Day (Tributo à Tragédia de 20 de Fevereiro de 2010)”, da autoria de Tony Santos & Puddle. O trabalho foi apresentado publicamente na FNAC do Madeira Shopping, simbolizando a força, a esperança e a capacidade de recuperação do povo madeirense perante a adversidade.

“Sunshine Day”

Mais do que uma rádio, a Rádio Cantinho da Madeira afirmou-se, ao longo destes momentos, como uma verdadeira companhia para os madeirenses, dentro e fora da ilha, mantendo viva a ligação entre a Madeira e as suas comunidades espalhadas pelo mundo.

Marcado: